maio 09, 2010

A criação de gado devasta imensas áreas verdes naturais.

 O homem provoca desequilíbrio na Natureza ao alterar processos evolutivos normais de animais e vegetais. A demanda por carne barata é uma das principais causas da destruição das florestas tropicais e outras florestas em todo o mundo. Isto contribui para a extinção das espécies e para a desertificação, além da poluição causada pelo dióxido de carbono. 

Estudos recentes realizados nos Estados Unidos revelam que o rebanho bovino é responsável por pelo menos 12% do gás metano (uma das substâncias que mais influenciam no aumento da temperatura no planeta – efeito estufa) liberado para o meio ambiente. A industria da carne é um dos agentes mais poluentes e que mais consomem água. O solo fértil também sofre com a criação de gado, que é uma das causas de seu esgotamento. Segundo o Worldwatch Institute, “alimentar a população mundial atual com uma dieta baseada no estilo americano requereria 2% vezes a quantidade de grãos produzidos no mundo para todos os fins. Um mundo futuro de 8 a 14 bilhões de pessoas alimentando-se com a ração americana de 220 gramas diários de carne gerada a partir do consumo de grãos não passa de um vôo da fantasia”.
OS FATOS
Número de pessoas que poderiam ser nutridas usando a terra, a água e a energia liberadas se os norte-americanos reduzissem seu consumo de carne em 10%: 100.000.000
Quantidade, em quilos, de grãos e soja usados para produzir um quilo de alimento a partir de: carne de gado 7,2kg, porco 2,7kg, galinha/ovo 1,3kg.
Nutrientes desperdiçados para obter proteína animal alimentando gado com grãos e soja: proteína 90%, carboidratos 99%, fibras 100%.
Número de pessoas que seriam alimentadas com cereais usados para gerar 225g de carne: 40.
Quantidade de terra boa no mundo destinada a pastagens para o gado: metade
Produtos comestíveis que podem ser produzidos em 1 hectare de terra boa em quilos: feijão11.200kg, maçã 22.400kg, cenoura 34.900kg, batata 44.800kg, tomate 56.000kg, carne 280kg.
Quantidade de soja cultivada nos Estados Unidos consumida pelo gado: 90%
Quantidade de milho cultivado no Brasil consumido pelos animais de criação: 90%
Quantidade total de grãos produzidos nos Estados Unidos consumidos pelo gado: 70%.
Quantidade da colheita mundial de grãos consumida pelo gado nos anos oitenta: metade
Quantidade total de energia gasta na agricultura dos Estados Unidos destinada a criação de gado: quase a metade.
Atividade responsável por mais de metade de toda a água consumida para todos os fins nos Estados Unidos: criação de gado.
Número de litros de água necessários, na Califórnia, para produzir 1 quilo de tomate 39, trigo 42, leite 222, ovos 932, frango 1.397, porco 2794, boi 8.938.
Taxa atual da extinção das espécies devido à destruição das florestas tropicais e seus hábitats para ceder espaço para a criação de gado: 1.000/ano
Remédios disponíveis hoje derivados das plantas: um quarto
(Dados retirados, em boa medida, de: Our Food Our World, EarthSave Foundation, Santa Cruz).
ÉTICAS
Do ponto de vista ético a carne em nossa mesa implica em crueldade com os animais, bem como com o próprio ser humano, uma vez que sua produção é antieconômica e a quantidade de alimento produzido em uma mesma extensão de terra é muito menor do que quando dedicada a lavoura. Portanto, em um mundo onde a fome ainda é uma REALIDADE para grande parte da família humana, torna-se, o comer carne, um hábito suntuoso, totalmente inaceitável.
CURIOSIDADES
Os animais mais fortes da terra, tais como os elefantes, os gorilas, os cavalos e os bois, são todos vegetarianos.
Os vegetarianos conquistam recordes atléticos.
Único atleta a vencer o triatlo no Ironman mais de duas vezes: Dave Scott (venceu 6 vezes), um vegetariano.
Milhões de pessoas na Índia, e em outros países, vivem, desenvolvem-se e multiplicam-se há milhares de anos sem provar carne de espécie alguma.
Os únicos animais que vivem mais do que o homem, as tartarugas gigantes de Galápagos e das Ilhas Seychelle, são vegetarianos.
O mamífero que tem vida mais longa, além do homem, é o elefante, um vegetariano.
Os papagaios, que detém o recorde de longevidade entre os pássaros, são vegetarianos.
Os parentes mais próximos do homem, os grandes macacos, são vegetarianos.
Os vegetarianos têm descontos no seguro de vida na Inglaterra.
Na Inglaterra, as escolas oferecem a opção de refeições vegetarianas.
Mais de dez por cento da população inglesa é vegetariana.
A cada semana cerca de 2.000 ingleses viram vegetarianos.
Nos Estados Unidos, açougueiros não podem participar de júris criminais.
Os países que mais consomem laticínios apresentam os índices mais altos de osteoporose. – Os habitantes de Vilcabamba, Equador, vivem freqüentemente mais de cem anos: eles comem menos de 30 gramas de carne por semana.
PONTO DE VISTA
“Nada beneficiará tanto a saúde humana e aumentará as chances de sobrevivência da vida na terra quanto a evolução para uma dieta vegetariana. A ordem de vida vegetariana, por seus efeitos físicos, influenciará o temperamento dos homens de uma tal maneira que melhorará em muito o destino da humanidade.”
Albert Einstein
“O homem implora a misericórdia de Deus mas não tem piedade dos animais, para os quais ele é um deus. Os animais que sacrificais já vos deram o doce tributo de seu leite, a maciez de sua lã, e depositaram confiança nas mãos criminosas que os degolam. Ninguém purifica seu espírito com sangue. Na inocente cabeça do animal não é possível colocar o peso de um fio de cabelo das maldades e erros pelos quais cada um terá de responder.”
Buda
“Ser vegetariano é discordar: discordar do curso que as coisas tomaram hoje. Fome, crueldade, desperdício, guerras – precisamos nos posicionar contra estas coisas. O vegetarianismo é minha forma de me posicionar.”
Isaac Bashevis Singer
Maily Winckler, socióloga, tradutora, é Secretária Regional para América Latina da União Vegetariana Internacional (IVU), com sede na Inglaterra.
_____________________________________________________________
Aqui vão alguns conceitos de dietas que excluem a carne vermelha. Antes de aderir a um deles procure um médico ou nutricionista para ajudar na composição de sua dieta. E lembre-se, alimentos integrais e orgânicos são infinitamente mais saudáveis e saborosos.
O ovolactovegetarianismo é uma dieta composta por alimentos de origem vegetal, ovos, leite e derivados deles. Os que seguem o ovolactovegetarianismo não comem qualquer tipo de carne.
O semivegetarianismo é considerada a dieta do indivíduo que come carne (geralmente branca) em menos de três refeições por semana. Esse grupo não é vegetariano. Há também outras definições, como a prática de uma dieta em que se retira da alimentação alguns tipos de carne, sobretudo a vermelha, não havendo impedimento estrito ao consumo de peixes, aves de capoeira, leite, ovos, e derivados destes produtos, embora muitas vezes mesmo esses produtos sejam evitados.
O lactovegetarianismo é uma dieta composta por alimentos de origem vegetal, leite e seus derivados. Os que a seguem não comem ovos nem qualquer tipo de carne.
O ovovegetarianismo é uma dieta composta apenas por alimentos de origem vegetal e ovos. Os que seguem esta dieta não comem, assim, qualquer tipo de carnes ou laticínios.
O crudivorismo é um tipo de dieta vegetariana restrita, ou seja, o indivíduo não consome nada de origem animal, e além disso, seus alimentos não são cozidos.
Nessa dieta, nada pode ser preparado ao fogo, por acreditarem que este tipo de preparação causa perda de nutrientes. Não quer dizer, necessariamente, que se comam apenas alimentos crus. Existem processos de preparação que não causam perda de nutrientes, como a desidratação dos alimentos.
A alimentação crudívora, também chamada de “alimentação viva” ou “comida viva”, é uma forma de alimentação baseada em alimentos crus, frutos frescos e secos (hidratados), vegetais, sementes, grãos germinados como o germe de trigo e algas, ricos em enzimas e nutrientes. Os quais têm toda a vitalidade nutricional necessária para uma vida saudável.
Frugivorismo é uma forma mais restrita de dieta vegetariana, em que se ingerem apenas frutas. Como em outras dietas, algumas pessoas se consideram frugívoras mesmo não tendo uma dieta constituída apenas por frutos. As razões para isso podem ser porque ainda estão a caminho da dieta total ou por considerarem que o estágio atingido já é o suficiente. Enquanto a ingestão de frutos de uma pessoa representar a maior parte de sua alimentação, ela pode ser considerada (parcialmente) frugívora.

Fonte: Wikipédia.ogr

Um comentário:

Brasil Dia Dia disse...

Fatima comecei a ler o teu blog e parei, porque parei: hoje na internet muitas pessoas escrevem coisas sem pesquisar, adulteram dados e as vezes chutam não sei se foi teu caso, mas quando cheguei no dado que falas que em 1 hectare e possivel produzir 11200kg de feijão nem aqui nem na china, eu nasci no campo embora nunca tenha morado no campo sempre visitei meus parentes que moram, e lembrava de algo em torno de 35 a 60 sacos por hectare que dava entre 2100 e 3600kg, mas fui pesquisar e achei neste www.seagri.ba.gov.br/Feijao.htm produtividade de 732 a 3000kg/ha vc ainda pode ver em outro site http://www.iea.sp.gov.br/out/verTexto.php?codTexto=119 um quadro com varias produtividades, na minha opinião pessoal... , na verdade não vou emitir minha opinião porque posso ofende-la e não é meu objetivo. Um abraço Eliseu

Você pode se interessar...

Related Posts with Thumbnails