fevereiro 02, 2010

Verde em meio a selva de concreto.

Imagine um edifício em que a água seja reutilizada, as janelas sejam construídas de modo que a luz entre na maior parte do dia sem aumentar o calor e que ainda repasse suas ideias e iniciativas ecologicamente corretas em workshops e palestras. Medidas como essas parecem complicadas, mas estão cada vez mais factíveis nas pequenas e médias empresas.
Veja o caso da Ecofit, academia paulistana fundada pelos irmãos Antonio e Eduardo Gandra. Eles gastaram R$ 10 milhões para criar o ambiente da empresa, 5% mais caro por terem optado pela construção verde – o que, no entanto, compensa, já que o lucro é revertido em economia a longo prazo. Entre outros benefícios, a conta de energia é 15% mais baixa que a de uma academia tradicional. Na soma final, o custo operacional da Ecofit é 5% menor que o de outras academias convencionais. 
E o que os irmãos Gandra fizeram?
- Usaram materiais reciclados na construção.
- As piscinas são mantidas quentes por meio de um sistema de aquecimento solar.
- As madeiras utilizadas são certificadas ou de demolição.
- Criaram um sistema de tanques para armazenar a água da chuva para uso na limpeza e descargas.
- A economia de água chega a mil litros por dia.
- Há coleta seletiva interna.
- O lixo orgânico é transformado em adubo e o óleo de cozinha é
separado para virar biodiesel.
- O espaço possui paredes de resíduos de pedreiras.
- Abriram amplas janelas de vidro para aproveitar a luz solar.
luz_solar
Com essas medidas, a economia é convertida em desconto para os clientes, que na Ecofit pagam mensalidades até 30% mais baratas. Reduzir custos pode ser mais simples do que parece, e pequenas adaptações na empresa não precisam significar milhões, e sim apenas algumas mudanças de atitude nos costumes cotidianos.



Green building e o Leed

Green building é o edifício cujo projeto leva em conta o aproveitamento de recursos e a redução de impactos ambientais na construção. O Leadership in Energy and Environmental Design é uma certificação internacional atribuída a construções ou a comunidades com características de green building. No Brasil, está passando por alterações que vão regionalizar as normas. O Green Building Council (GBC) Brasil está à frente desse trabalho, e pretende redefinir as regras até o fim do ano.
Fonte: resultson.com.br/tag/construcao-sustentavel/

Nenhum comentário:

Você pode se interessar...

Related Posts with Thumbnails