julho 16, 2011

Estudante brasileiro desenvolve sistema para tratar a água com energia solar

Tratamento de água é algo que é cada vez mais necessário, mas isso gasta muita energia e acaba prejudicando o planeta. Ou gastava. Já que o estudante de engenharia elétrica Leonardo Lira, da Universidade Federal de Goiás, criou um sistema que retira as impurezas da água e só utiliza a energia da nossa estrela favorita.



O sistema funciona assim: O próprio Leonardo pegou cinco tábuas de compensado, as revestiu com papel alumínio e criou uma caixa sem tampa de um metro quadrado, aproximadamente. Isso é usado para concentrar a luz do sol. Dentro da caixa ficam quatro garrafas PET transparentes de dois litros cada uma. Em cada garrafa fica a água para tratamento armazenadas entre 3 a 6 horas. A água chega ao 70ºC e elimina bactérias, vírus e outras substâncias “sujas” e depois fica limpa.


Leonardo fez o teste com amostras de cinco casas que não tem água encanada e tratada. A companhia Saneamento de Goiás S/A fez uma pré-analise e informou que, após 3 horas dentro do concentrador, a água ficou limpa de coliformes fecais, rotavírus e outros organismos.


“Nosso foco era gastar o mínimo de energia possível sem passar por fervura, e, assim, não precisar de gás e evitar a emissão de poluentes”, explica o criador do projeto.


Outro ponto importante do projeto é o preço. Por ele ser barato pode ser aproveitado por várias comunidades carentes que precisam de água tratada.


Fonte: Obvius

Um comentário:

Evanir disse...

Gostei muito do seu blog
poucos são os blogs que fala tanto referente água o liquido mais importante de todo planeta.
Gostei de conhecer seu blog já sou sua seguidora .
Um linda semana beijos,Evanir.

Você pode se interessar...

Related Posts with Thumbnails