julho 13, 2011

CARTA DE UMA MULHER INDÍGENA


Eu sou uma mulher indígena, filha da terra e do sol, pertenço a uma raça milenária  que hoje conservo como um tesouro ... convivo com aquilo que me rodeia, chuva, vento, montanhas, céu ... Eu estou feliz nesta solidão ... Eu tenho tempo para contar as estrelas, tempo para conseguir meus sonhos, para dançar com os pássaros sentindo o ar fresco da amanhecer e em silêncio falar com animais,com as plantas, com os espíritos ...

Semear com a Lua  os frutos do alimento, tingir a lã para fazer os tecidos, estudar medicina como minha avó me ensinou, cantando o novo dia.

Sei amar simplesmente com fidelidade e ternura ... Sou mulher indígena, mulher como a Mãe Terra, fértil, calma, protetora e forte.

Eu não sei de economia ou bancos, política ou subvenção.Mas eu sei quando meu mundo está em perigo e sei quando as coisas são boas ou não.

Eu não entendo muitas coisas, as pessoas do governo que vêm com muitas promessas, palavras ao ar quando há eleições e depois nada, quem vem  querer mudar o meu mundo, minhas roupas, minha espiritualidade ... aqueles que roubam, os que experimentam com os meus filhos, ou  retiram seus órgãos para os ricos, os que mentem, os que tomam as minhas terras, os que me exploram, eles trocam a minha arte e meus tecidos por alimentos ou bebidas alcoólicas e pagam uma ninharia pelo  trabalho de meses para vender em cidades distantes da Europa.

Eu não entendo aqueles que vêm como meus amigos para me tirar conhecimento, que vêm com grandes máquinas para cortar a floresta, que cortam a terra para obter seu sangue, que escondem lixo nas latas para nos contaminar, o que nos coloca vacinas, experimentando com o meu sangue, aqueles vêm com boa fé e crêem que vêm para ajudár-me  a  me integrar para me confundir, que me colocam sapatos,  querem mudar meus costumes ancestrais, que me olham como um bicho raro e tiram fotos,  querem que eu dançe por dinheiro, que vêm com muitas palavras bonitas para construir igrejas em nossos lugares sagrados, aqueles que procuram me escravizar com coisas fora da minha cultura, que vêm armados para nos expulsar de nossas terras, aos estrangeiros que vêm de férias enfrentando os militares e voltam  protegidos a suas terras distantes ... às vezes as coisas pioram para o nosso povo, prende-nos, matam-nos ...

Eu não entendo aqueles que me desprezam, que me ignoram, eles não se importam comigo e roubam tudo, até minha dignidade ...
Sou mulher indígena e  sei que quero mudar as coisas,essas coisas que dóem por dentro e vão se agravando com a impotência; falta de moradia, destruição, palavras quebradas, a indiferença, o desamor e  o sentimento de estar sendo constantemente violada.
Eu quero gritar: Deixe-me em paz ... Eu quero viver de forma simples, com a terra e com o meu povo, rindo, que cria,  e que vibra com a vida assim como ela é, sem mudar as coisas, que compartilha, que acaricia, que não tem pressa e ama sem esperar nada, que não se aborrece ...

Eu quero me respeitem, eu sou uma mulher da terra, forte como a árvore que resiste ao vento, como um junco na correnteza, como a montanha mais alta, colibrí frágil e doce como os entardeceres.
Eu sou mulher indígena, filha da terra e do sol e mesmo que eu não entenda muitas coisas, se eu quero, eu tenho esperança e sei que as coisas podem mudar



Fonte: Encontrado no Mural de Raul Rivera no  Facebook

Nenhum comentário:

Você pode se interessar...

Related Posts with Thumbnails