junho 13, 2010

Quem são os maiores interessados? Código Florestal

 Os políticos responsáveis por definir as mudanças nos limites de desmatamento no país possuem juntos o equivalente a 40% da área da cidade de São Paulo, em terras. Como integrantes das comissões de Agricultura da Câmara e do Senado, uma de suas principais decisões para 2009 será a definição das mudanças no Código Florestal. Após alteração feita em 2001, o código reduziu para 20% o limite de desmatamento de propriedades localizadas na Amazônia Legal. Um decreto editado pelo presidente Lula, em 2008, estabeleceu que até o final deste ano, donos de propriedades que não respeitarem os limites de reserva legal começarão a ser punidos. Como o prazo vence dentro de alguns meses, os ruralistas integrantes das comissões têm pressa em definir novas regras para o Código. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, que contabilizou o total de terras pertencentes aos deputados e senadores, só foram consideradas as propriedades que tiveram tamanho detalhado nas declarações apresentadas por eles. Ainda segundo a reportagem, entre as empresas que mais contribuíram para as campanhas de integrantes das bancadas estão os frigoríficos Friboi e Marfrig e as produtoras de insumos Ultrafértil, Nortox e Bunge.

Fonte: Folha de São Paulo/ março/2009

2 comentários:

Luiz Henrique disse...

Penso que em se tratando de propriedades particulares ao invés do Código Florestal, deveríamos ter o Código Rural, que seriam leis para a conservação das águas e do solo.
Conservação de Florestas é um dever do estado, como ocorre no resto do mundo, uma floresta é um bem e um beneficio a toda população e como tal, esta deve arcar com o ônus de sua conservação.
Quando a lei delimita uma determinada largura para as APPs, esta não leva em conta o solo acima, que para conservação das águas é tão ou mais importante que as matas ciliares, em um solo erodido, as águas que nele escorrem atravessam com facilidade as APPs, assoreando rios e tornando o solo agriculturável estéreo.

Susanne de Andrade disse...

Otimas postagens!
está de parabéns..
sempre acompanho.
me siga no meu blog
http://susanneandrade.blogspot.com/

obrigada!

Você pode se interessar...

Related Posts with Thumbnails