junho 13, 2010

Paz


A palavra Paz é derivada do latim Pax = Absentia Belli, que pode ser traduzido como a ausência de violência ou guerra.
Isso pode evoca uma idéia de passividade, mas Paz não é inação, como mostrou Gandhi ao mobilizar um país de forma pacífica, através da filosofia do Ahimsa (não-violência). Gandhi definiu a manifestação do Ahimsa assim:
"A não-violência não consiste em renunciar a toda luta real contra o mal. A não-violência, tal como eu a concebo, empreende uma campanha mais ativa contra o mal que a Lei do Talião, cuja natureza mesma traz como resultado o desenvolvimento da perversidade. Eu levanto, frente ao imoral, uma oposição mental e, por conseguinte, moral. Trato de amolecer a espada do tirano, não cruzando-a com um aço mais afiado, mas defraudando sua esperança ao não oferecer resistência física alguma. Ele encontrará em mim uma resistência da alma, que escapará de seu assalto. Essa resistência primeiramente o cegará e em seguida o obrigará a dobrar-se. E o fato de dobrar-se não humilhará o agressor, mas o dignificará... O Ahimsa não é somente um estado negativo que consiste em não fazer o mal, mas também um estado positivo que consiste em amar, em fazer o bem a todos, inclusive a quem faz o mal. O Ahimsa não é coisa tão fácil. É mais fácil dançar sobre uma corda que sobre o fio da Ahimsa."
As mais diversas religiões dão ênfase a uma certa mensagem que, se aplicada no dia-a-dia, transformaria todas as relações sociais. Uma regra de conduta, que é chamada a "regra de ouro":


HINDUÍSMO: Não faças aos demais aquilo que não queres que seja feito a ti; e deseja também para o próximo aquilo que desejas e aspiras para ti mesmo. Esse é todo o Dharma, atenta bem para isso
(Mahabharata, apud. Rost, p.20; Campbell, p.52)



JUDAÍSMO: Não faças a outrem o que abominas que se faça a ti. Eis toda a Torá. O resto é comentário
(Hillel, apud. Shclesinger & Porto, p.26; Rost, p.69)

Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor
(Levítico 19:18)



ZOROASTRISMO: Aquilo que é bom para qualquer um e para todos, para quem quer que seja - isso é bom para mim... O que julgo bom para mim mesmo, deverei desejar para todos. Só a Lei Universal é a verdadeira Lei
(Gathas, apud. Rost, p. 56)



BUDISMO: Todos temem o sofrimento, e todos amam a vida. Recorda que tu também és igual a todos; faze de ti próprio a medida dos demais e, assim, abstém-te de causar-lhes dor
(Dhammapada, apud. Rost, p.39)



CRISTIANISMO: Tudo aquilo, portanto, que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles, porque isto é a Lei e os Profetas
(Mateus 7:12)

O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei
(João 15:12)



ISLAMISMO: Nenhum de vós é um verdadeiro crente a menos que deseje para seu irmão aquilo que deseja para si mesmo
(Hadith, apud. Rost, p. 103; Campbell, p.54)



FÉ BAHÁ'Í: Ó Filho do Homem! ...se teus olhos estiverem volvidos para justiça, escolhe tu para teu próximo o que para ti próprio escolhes. Bem-aventurado quem prefere seu irmão a si próprio... tal homem figura entre o povo de Bahá'í
(Palavras do Paraíso; "Terceira" e "Décima" folhas do Paraíso)



WICCA: Tudo o que você faz, seja positivo ou negativo, retorna para você três vezes mais
(Lei trina)



CONFUCIONISMO: Não ordene a outros aquilo que você não quer que seja ordenado a você
(Anacletos 15:23)



JAINISMO: Na felicidade e no sofrimento, na alegria e na tristeza, respeite todas as criaturas assim como respeita a si mesmo
(Lord Mahavir 24º Tirthankara)



ÍNDIOS NORTE-AMERICANOS: Respeito por toda a vida é a fundação
(A grande lei da paz)



SIKHISMO: Não esteja alienado dos outros, pois Deus mora em todos os corações
(Sri Guru Granth Sahib)


Fonte: Blog Sainda da Matri

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