junho 06, 2010

Ginkgo Biloba


   Ginkgo biloba, é uma das árvores mais antigas que se tem notícia, com registros fósseis datando de mais de 250 milhões de anos atrás. Charles Darwin se referiu à ginko biloba como “fóssil vivo” e ilustrações da época dos dinossauros freqüentemente incluem árvores de ginkgo biloba.
   Por um tempo, foi considerada extinta, mas redescoberta no século XVII no Japão. Sementes foram levadas para a Europa e mais tarde, para a América do Norte e hoje é possível encontrar árvores de ginkgo biloba no mundo inteiro.
   Uma das características da ginkgo biloba é sua extrema resistência a fatores ambientais adversos como poluição, pragas, poluição e até mesmo resistência à radioatividade. Por esse motivo, pode ser usada como decoração em áreas urbanas.
   É o suplemento mais popular para problemas de memória no mundo. Ginkgo Biloba é a erva mais estudada do mundo e demonstrou em diversos estudos produzir efeitos positivos na memória, concentração e retenção. Além dos efeitos na memória, ele também se mostrou ser um potente antioxidante, que ajuda a retardar o processo de envelhecimento. Os efeitos de Ginkgo Biloba estão associados a um aumento da circulação para o cérebro e também podem exercer uma ação protetora nas células nervosas. Ginkgo Biloba regula o tônus e elasticidade dos vasos sanguíneos, dessa forma fazendo a circulação ficar mais eficiente.
   A capacidade de levar sangue rico em nutrientes e oxigênio pelo corpo, até aos menores capilares do cérebro, é razão pela qual o Ginkgo Biloba ganhou a reputação que tem de melhora cognitiva, com benefícios na atenção, foco e memória.
   Estudos demonstraram que a capacidade do ginkgo biloba melhorar o fluxo sanguíneo não depende da idade. O papel de ginkgo biloba como potente antioxidante do cérebro e sua habilidade de aumentar os níveis de dopamina (um composto químico presente no cérebro que melhora a habilidade de transmitir informação) deixa claro que não se trata apenas de um suplemento para idosos.
   Segundo Dr. Keith Wesnes, que conduziu um dos estudos, “estes resultados sugerem que indivíduos funcionando em um ambiente exigente e de ritmo acelerado podem melhorar suas habilidades para processar e reter novas informações e trabalhar com melhor eficiência mental.”
Contra Indicações ,reações adversas, efeitos colaterais e precauções:
Podem ocorrer distúrbios gastrintestinais e, especialmente em casos de predisposição alérgica, transtornos circulatórios, Incluindo queda de pressão arterial, cefaléia ou reações cutâneas.
Pacientes com distúrbios de coagulação ou em terapia com anticoagulantes em doses elevadas.
Interações medicamentosas ou com alimentos:
Não há casos de interações com outros medicamentos, podendo haver administração concomitante de agentes antianginosos, uricosúricos, hipoglicemiantes orais e anticoagulantes. Pacientes com distúrbios de coagulação devem ser cuidadosamente acompanhados pelo médico.
Restrições ou cuidados que devem ser considerados:
Nos normotensos, verifica-se uma perfeita estabilidade tensional; já nos hipertensos se verifica muitas vezes uma baixa, discreta e progressiva, dos valores tensionais.
Posologia:
A doese recomendada é de 1 cápsula de 80 mg, duas vezes ao dia, ou a critério médico. O produto deve ser consumido, preferencialmente durante as refeições.
Gravidez e lactação:
Não deve ser utilizado durante a gestação e lactação devido à ausência de estudos clínicos nessas condições.
Superdosagem:
Os sintomas característicos de superdosagem são: irritabilidade, agitação, diarréia e vômito. No caso de sintomas de superdosagem procurar orientação médica.
   Para o cérebro funcionar adequadamente, é necessário que ele receba um suprimento constante de oxigênio e nutrientes pelo sangue. Qualquer disfunção que interrompa o fluxo sangüíneo pode provocar um efeito profundo na função mental. Se essa disfunção ocorrer cronicamente por muitos anos devido à arteriosclerose, o resultado é freqüentemente perda da função cognitiva e demência, incluindo lapsos de memória, perda de concentração, habilidade intelectual diminuída, visão deficiente, ansiedade, perda de equilíbrio e vertigem.
   Fluxo sangüíneo deficiente também pode provocar dores de cabeça, depressão, confusão e , no caso mais severo, acidente vascular cerebral.
Os bioflavonóides do Extrato de Ginkgo Biloba apresentam uma atividade biológica mais forte dos que a maioria dos demais bioflavonóides e parecem ter afinidade específica pelos capilares do cérebro. Suas funções incluem:
1- Dilatação de vasos sanguíneos.
2- Aumento do conteúdo de oxigênio no sangue.
3- Melhora da neurotransmissão.
4- Melhora da função cognitiva.
5- Inibição do fator de agregação plaquetária (PAF).
6- Melhora do metabolismo cerebral.
7- Combate aos radicais livres.
8- Proteção contra retinopatias.

Publicado em Dicas de saúde, Fitoterápicos

Nenhum comentário:

Você pode se interessar...

Related Posts with Thumbnails