fevereiro 01, 2010

Problemas relacionados com a água

A água é um bem natural essencial para a vida. É usada para consumo humano, irrigação, energia, navegação, pesca, uso industrial e lazer. Por muito tempo, ela foi considerada um recurso inesgotável e o desperdício era uma prática comum. Porém, atualmente já se verifica que a quantidade de água própria para beber está diminuindo por causa do aumento da população, da poluição e das alterações no clima.
O desperdício de água
Além do aumento do consumo e da poluição, existe um outro problema relacionado à falta de água: o desperdício, conseqüência da falta de conscientização.

Atitudes simples como concertar vazamentos, não deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes, diminuir o tempo de banho, não usar a água como vassoura, podem contribuir bastante para a sua economia.
Esgoto Doméstico
2,4 bilhões de pessoas vivem sem saneamento básico e em conseqüência disso, 5 milhões de pessoas morrem por ano de doenças transmitidas direta ou indiretamente pela água. Por esta razão, é essencial que todos os municípios tratem seus esgotos.
No estado de São Paulo, 42% dos municípios não tratam seus esgotos, o que equivale a 22,4 milhões de habitantes.
A poluição
A poluição tem várias conseqüências negativas como a morte de animais, plantas e de todas as formas de vida do local afetado, ou pelo menos alterações na sua forma de vida e também a contaminação da população que é abastecida pelo local e de alimentos irrigados por estas águas. As principais formas de poluição são:
- Despejo doméstico e industrial nos rios
- Contaminação por fertilizantes e pesticidas agrícolas
- Contaminação de lençóis freáticos por lixões e aterros
- Mineração clandestina
Temos hoje 12.000 km 3 de água poluída no mundo.
A indústria no mundo lança por ano cerca de 500 milhões de toneladas de metais pesados, solventes e outros rejeitos. Medidas como tratar os esgotos e não jogar lixo em rios e lagos poderiam evitar a degradação da água.
O uso sustentável
Usar a água de forma sustentável é usá-la racionalmente, permitindo que todos tenham acesso agora e no futuro, evitando assim, o desperdício. Nas grandes cidades a perda de água chega a 45% !!!
Uma das formas de reaproveitar a água é a cisterna - uma forma de armazenar as águas da chuva durante o período de seca. A cisterna é uma caixa que recolhe a água que cai no telhado, guardando-a por até oito meses. É normalmente utilizada na região semi-árida do Brasil, pois nesta área as chuvas são irregulares e evaporam facilmente. Pode ser uma alternativa para a população que já sofre o drama da falta de água.
Já existem iniciativas de administrações municipais para a reutilização da água na limpeza de vias públicas e irrigação de áreas verdes. A água usada vem de esgotos tratados ou de “piscininhas”, que funcionam como as cisternas na captação de água da chuva.
Outra questão muito importante para a preservação das águas nos córregos e rios é a mata ciliar .
As Matas Ciliares são florestas ou outros tipos de cobertura vegetal nativa, que margeiam rios, igarapés, lagos, minas, nascentes e outros, mesmo que sejam artificiais, construídos pelo homem.
Elas recebem esse nome, pois são tão importantes para a proteção de rios e lagos, quanto os cílios são para os olhos. Sua função é evitar erosões e assoreamentos, já que as arvores impedem que a chuva chegue direto ao rio, evitando as enxurradas e as raízes retêm o solo e outros materiais que também acabariam na água.
As matas ciliares mantêm as dimensões dos rios, impedindo sua morte. A proteção da mata também e essencial para a fauna local.

Nenhum comentário:

Você pode se interessar...

Related Posts with Thumbnails