fevereiro 02, 2010

Curiosidades.

Fórmula Sustentável 
Um carro de corrida feito com vegetais e movido a
chocolate que em vez de poluir, purifica o ar!
Na seqüência da recente turbulência na Fórmula 1 decorrentes do alto custo de funcionamento das equipes de corridas, motor competitivo, patrocinadores e dúvidas na mente sobre o valor comercial do seu envolvimento, a viabilidade das corridas de automóveis está a ser criticamente questionada.Com isto em mente o Warwick Innovative Manufacturing Research Centre (WIMRC), parte da Universidade de Warwick, estão a tentar provar à indústria automobilística que é possível construir um carro de corrida competitivo utilizando componentes ambientalmente sustentáveis.O novo carro de corrida WorldFirst é uma forma inteligente de pensamento sustentável. É a primeira fórmula 3 de carro de corrida concebida e realizada a partir de materiais sustentáveis e renováveis.O WorldFirst carro de corrida de F3 é patrocinado pela Innovative Warwick Manufacturing Research Centre (WIMRC).
Warwick Manufacturing Group (WMG) & Warwick Innovative Manufacturing Research Centre (WIMRC)


Originalmente criado em Outubro de 2001, o Warwick Innovative Manufacturing Research Centre (WIMRC) da Universidade de Warwick desenha sobre os recursos de vários departamentos e aplica design, tecnologia e pesquisa em gestão de problemas difíceis de resolver.Como o carro de corrida WorldFirst F3, todos os projetos são importantes para fornecer soluções comercialmente viáveis que atendam as necessidades futuras do Reino Unido e das empresas concorrentes no mercado global.A Engineering and Physical Sciences Research Council (EPSRC) financia com o apoio suplementar e colabora no projeto.

 
O Projeto
Porquê a Sustentabilidade?
Redução de custos, melhoria da eco-credenciais maximizando o desempenho
 Na seqüência da recente turbulência nos F1 decorrentes do alto custo de funcionamento de equipas de corridas e as dúvidas na mente dos patrocinadores sobre o valor comercial de estar envolvido, a viabilidade das corridas de automóveis está a ser criticamente questionada. Isto vem numa altura em que o abrandamento econômico global continua a fazer um impacto cada vez maior sobre os consumidores e empresas. Em particular, isto está fazendo a indústria automobilística reavaliar a relação custo / benefício disponíveis da participação do esporte a motor. Assim, tanto a corridas de automóveis e fabricantes de automóveis estão cada vez mais voltados para soluções inovadoras para maximizar o retorno sobre o investimento. Isto é num momento em que a indústria automobilística tem de se tornar mais ecológica e sustentável, evitando qualquer perda de performance.Tendo antecipado este cenário, WIMRC concebeu um projeto destinado a provar à indústria de que é possível construir um carro de corrida competitivo utilizando componentes ambientalmente sustentável, através da utilização dos resultados mais recentes da investigação.
Componentes:
Carenagem (parte externa) - a maior parte é de fibra de carbono reciclada, mas também são usados amido de batata e fibra de linho; algumas peças também têm fibra de vidro e resina de garrafas recicláveis.Assento - espuma de óleo de soja, fibra de linho e poliéster reciclado.Volante - polímero derivado de cenoura e raízes comestíveis.Radiador - revestido de um catalisador que converte ozônio em oxigênio.Lubrificantes - derivados de óleos vegetais.
Motor - modelo de dois litros, movido a biodiesel, mas que também pode funcionar com óleos vegetais e, claro, chocolate.
O resultado fala por si ...



Nenhum comentário:

Você pode se interessar...

Related Posts with Thumbnails