janeiro 31, 2010

Tales de Mileto

 Tales de Mileto
Tales, no entanto, fiel ao seu tempo, ainda conservava uma concepção encantada dos fenômenos da natureza. Acreditava, como muito outros sábios orientais, que não só os humanos possuíam alma como também as coisas aparentemente inanimadas. Assim ele explicava a existência das pedras imantadas ou de haver eletricidade em determinados organismos, como os peixes que emitiam choques.
A sua fama de homem imensamente sábio, como registrou Diógenes Laércio, espalhou-se por toda a Grécia, ao ponto de que certa vez, conta uma das tantas lendas que corriam ao seu respeito, quando uns marinheiros encontraram no fundo do mar um valioso trípode, um banquinho dourado, e não sabendo bem o que fazer com a valiosa peça, consultaram o Oráculo de Delfos, a Pitonisa sugeriu que presenteassem-no a quem eles consideravam como o mais prodigioso de todos os homens. Dias depois uma comissão deles entregou-o a Tales. Este, modesto, passou-o a um outro, até que o trípode finalmente terminou sendo doado ao próprio Oráculo, desde então servindo de assento sagrado da sacerdotisa.


A estrela e o poço

Tales também carregava a pecha de ser distraído, um completo avoado. Certa vez, saindo de casa às pressas, atraído pela visão de um estrela candente que rasgava os céus da Jônia, caiu num poço. Imediatamente correu pela cidade o dito de um seu amigo que o havia repreendido : "Oh! Tales, tu presumes ver o que está no céu, quando não vês o que tens aos teus pés!"Ele, por sua vez, para provar que o conhecimento que desenvolvera tinham utilidade prática direta, previu não só uma eclipse (que presume-se ter ocorrido em 28 de maio de 585 a.C.), como ainda afirmou que num certo ano a colheita de azeitonas seria excepcional. Para mostrar que não estava brincando arrendou então maioria das destilarias de azeite de Mileto e ganhou um bom dinheiro com a operação, apenas para ter o prazer de fazer calar os que diziam ser a filosofia uma inutilidade ou um capricho de ociosos.

Fonte: Cultura e pensamento

Nenhum comentário:

Você pode se interessar...

Related Posts with Thumbnails