janeiro 31, 2010

Filosofia no Egeu - A água, fonte de tudo


reprodução
Possêidon e Amfritite
 

Para Tales o gerador, o elemento primordial, era a água: "a água é o primeiro principio das coisas". E a esta dedução pareceu-lhe absolutamente lógica. Tudo o que existe, seja humano, animal ou vegetal. o é por ser ou conter o úmido. Quando a umidade desaparece o ser deixa de existir. Logo, o elemento que se encontra constantemente presente na vida (bios) é a água. Convenceu-se em conclusão que a terra era um grande disco flutuando sobre as águas, sobre a qual existia uma bolha de ar hemisférica, nossa atmosfera submergindo na massa líquida. A superfície convexa da bolha seria o nosso céu no qual os astros, segundo a sua poética expressão, " navegariam pela água acima". Ou como Aristóteles sintetizou a questão registrando : "Tales dizia que a Terra mantém-se em repouso porque flutua como se fosse um pedaço de madeira ou algo similar, pois nenhuma dessas coisas mantém-se no ar por sua própria natureza mas sim na água " (Do Céu).
Nada mais adequado para quem passava os dias em frente ao mar assistindo os seus efeitos e mudanças. Tales celebrizou-se entre os círculos dos sábios do seu tempo com a publicação de dois trabalhos, um deles intitulado "Do regresso do Sol de um trópico ao outro" e outro "Do Equinócio". O talento matemático dele era tamanho que, quando viajou para o Egito, conseguiu estabelecer com precisão a altura das pirâmides apenas medindo-lhes a sua sombra, deixando ainda de herança, para atormentar até os nossos dias os pobres estudantes, uma boa quantidade de teoremas.
Como geômetra cinco teoremas da geometria elementar são atribuídos a ele:
1 - os ângulos da base de um triângulo isósceles são iguais;
2 - um diâmetro é a bissetriz de um círculo;
3 - os ângulos entre as linhas retas são iguais;
4 - dois triângulos são congruentes se eles têm dois ângulos e um lado igual; 5 - todo ângulo inscrito numa semicircunferência é reto.

Fonte: Cultura e Pensamento

Nenhum comentário:

Você pode se interessar...

Related Posts with Thumbnails