janeiro 14, 2012

Retalhos de chicao , veja que legal!

Cesto multiuso feito com retalhos de chita, artesanato em tecido Adoro chita, e quem não gosta? Colorida, divertida, bem brasileira, cai bem em muitos projetos. Eu estava com alguns retalhos de chita no atelier e decidi fazer uma cesta multiuso, porque a gente sempre precisa pra alguma coisa, concordam? 

Tinha visto esse tutorial em algum lugar e me lembrei do quanto achei gracioso. Acho que vocês também vão gostar. E atentem para o detalhe: você podem usar qualquer tipo de tecido até camisetas velhas cortadas em tiras. O que vale é explorar estampas e cores.

Como fazer

Prepare o material para o cesto multiuso: retalhos de tecido do seu gosto cortados em tiras de uns 4cm e cordão. Eu escolhi usar sobras de chita mas você pode usar o que tiver à mão ou comprar meio metro de chita para esse projeto. Prepare o material para o cesto multiuso
Use cordão entrelaçado para a estrutura do cesto Eu usei cordão entrelaçado, com 0,5cm de diâmetro que encontramos facilmente em lojas de aviamentos. Para um cesto de 15 cm de altura e 15 cm de diâmetro você vai precisar de 6 metros de cordão. Existem várias espessuras, escolha a que melhor lhe convier e ajuste as quantidades.
Costure a tira de chita na ponta do cordão em diagonal. Faca uma costura bem reforçada. Costure a tira de chita na ponta do cordão
Continue enrolando os retalhos em volta do cordão Continue enrolando os retalhos em volta do cordão, sempre em diagonal, e a cada 30cm dê alguns pontos para manter tudo bem firme.
O cordão vai ficar todo revestido. No final costure bem e arremate normalmente. O cordão vai ficar todo revestido
Comece enrolando a base do cesto Comece enrolando a base do cesto costurando uma volta do cordão na outra. Use ao mesmo tempo cola de tecido para fixar as partes enquanto enrola. Os pontos de costura vão ajudar a dar sustentação à estrutura.
Quando chegar no diâmetro desejado comece a subir as laterais. Eu fiz a base com 6 voltas. Ao levantar a volta seguinte, dê mais pontos para reforçar.  Quando chegar no diâmetro desejado comece a subir as laterais
Continue subindo as laterais do cesto de retalhos Continue subindo as laterais do cesto de retalhos usando a cola de tecido para facilitar a montagem e reforçando com costura simples. Continue até atingir a altura desejada.
Para terminar posicione a ponta do cordão para dentro do cesto, como na imagem. Para terminar posicione a ponta do cordão para dentro do cesto.
Costure a ponta final na volta anterior do cordão Costure a ponta do cordão na volta de baixo com pontos bem firmes. Arremate e pronto.
Aí está o meu cesto multiuso feito com retalhos de chita. Estou usando para guardar meus pincéis, mas nem vou dizer de quantas maneiras podemos aproveitar essa dica, de tantas que são. Aí está o meu cesto multiuso feito com retalhos de chita
O cesto multiuso pode ser usado para muitos objetos Dicas
  • Vocês podem colocar alças em seus cestos se desejarem. Use o mesmo cordão em três tiras juntas costuradas nos dois lados.
  • Faça outros cestos em vários diâmetros e alturas e monte um conjunto para a mesa de escritório.
  • Esse cesto fica perfeito também para embalagens de presente e cestos de páscoa, experimentem.

Taí mais um projetinho que eu adorei o resultado. Ficou muito bonito e tenho certeza de que vocês também vão gostar de fazer.

Fotos e passo-a-passo: Cris Turek
Fonte:  http://www.viladoartesao.com.br/blog/


Um comentário:

Malu Machado disse...

SImplesmente maravilhosos. O trabalho aqui apresentago e todo o blog. Estou adorando ter contato com você. A temática da ecologia é algo que me fascina. Gostaria de saber como contribuir mais do que já faço. Muitas questões.

Um abraço e até breve!

Você pode se interessar...

Related Posts with Thumbnails