janeiro 11, 2012

O futuro do nosso planeta Terra



O movimento pela preservação do meio ambiente que    antes era apenas uma preocupação de poucos, nos últimos anos tem sido uma alerta global. A idéia que se tinha da infinidade dos recursos e de sua abundância, levou o homem durante séculos a depredar a natureza e interferir no seu equilíbrio ambiental. Hoje, tem crescido a necessidade da humanidade compreender como o ciclo ambiental funciona, pois o futuro de nossa sociedade está na dependência do próprio homem aprender a viver sem danificar a natureza.

O ser humano sempre transforma e desperdiça mais recursos naturais do que o meio ambiente consegue repor. O aquecimento global, as variações e catástrofes climáticas e a escassez dos recursos hídricos, são algumas das principais conseqüências da poluição dos rios, do solo, da degradação dos biomas, do desmatamento, das queimadas e do uso abusivo dos recursos naturais pelo homem. 


A ONU (Organização das Nações Unidas),  estima que em menos de 30 anos cerca de dois terços da humanidade pode vir a passar sede.
Acredita-se que num futuro bem próximo, a principal guerra será por água. É esse o futuro que queremos, desejamos para as próximas gerações?!

A sobrevivência do homem depende diretamente da preservação do meio ambiente. É preciso não só refletir, mas criar o hábito de preservar. Tudo se inicia com atitudes simples, como o plantio de uma árvore por cada pessoa, o uso racionalizado dos recursos não renováveis, a prática da coleta seletiva, a reciclagem, que não só amenizam o aquecimento global, como contribuem para a sobrevivência de espécie humana. 


Atitudes como a de uma empresa que foi criada em Barreiras, cidade do interior da Bahia, que recolhe ou até mesmo compra garrafas PET usadas para serem reutilizadas como matéria-prima na fabricação de vassouras ecologicamente corretas, podem fazer toda a diferença. É preciso reeducar as pessoas e conscientizar as crianças da importância de se preservar. Não queremos viver em um planeta onde parte clama por chuva, e outra morre afogada. Dessa forma, cabe ao homem, como um ser provocador de mudanças, interferir em seus próprios atos, difundir atitudes de preservação e lutar pela
sobrevivência de um planeta.

Juliana Gabrielle

Amigos queridos, um novo ano chegou e com ele nossa responsabilidade pelo bem estar do planeta e dos homens. 

Um comentário:

Zininha disse...

Que bom né amiga...
muitos mesmo estão se preocupando...
vejo nas mínimas coisas...

quando comecei a usar sacolas retornáveis em supermercados, me olhavam como se fosse um ET, hoje usar sacolas de plástico, sim é coisa de alienado...

coisa boa demais!!!!

beijos...

Você pode se interessar...

Related Posts with Thumbnails