outubro 13, 2011

Por que acordamos com algumas partes do corpo inchadas?


Não é raro, após uma boa noite de sono, acordarmos com o rosto, os olhos ou as mãos inchadas. Mas por que isso acontece?



Cerca de 70% do nosso corpo é composto de líquidos e quase um terço deste total é extracelular, ou seja, circula por fora das células do nosso organismo. Quando nos deitamos para dormir, os líquidos extracelulares se distribuem de forma mais uniforme por todo o corpo, inclusive a cabeça, provocando inchaço nas pálpebras. Mas além destas, a região abaixo dos olhos, o rosto e as mãos podem ficar inchados.


A médica e dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Ana Paula Meski, explica que em uma pessoa saudável a retenção de líquidos durante o sono está relacionada à posição que ela dorme. "Enquanto dormimos, a drenagem linfática do nosso corpo diminui e acumulamos linfa (uma espécie de soro composta de nutrientes) com mais facilidade nas extremidades como mãos, pés, pálpebras e rosto".


Uma pessoa que costuma dormir de barriga para baixo, por exemplo, tem maior tendência de acordar com olhos e rostos inchados, porque nesta posição é mais fácil acumular o líquido extracelular.


O professor de Educação Física da Unicamp, Edison Duarte, alerta, porém, que acordar todos os dias com o corpo inchado pode significar alguma deficiência circulatória e, por isso, o correto seria procurar um médico. Em geral, quem tem problemas cardíacos, circulatórios ou renais possui dificuldade para eliminar líquidos pela urina e acabam inchando mais que as outras pessoas.


O inchaço no corpo pode estar relacionado a outros fatores também, como ingestão exagerada de sal, de bebidas alcoólicas ou mesmo com as temperaturas climáticas. No verão é mais comum nos depararmos com inchaços de algumas partes do corpo do que no inverno.

Fonte: Terra  notícias


Um comentário:

Zininha disse...

Bom saber disso...

Beijos...

Você pode se interessar...

Related Posts with Thumbnails