setembro 22, 2011

Roma caiu por entrar numa fria


Nós aprendemos na escola alguns motivos da queda do império romano. Mas agora um estudo diz que existiu um fator determinante para a queda: Uma mudança no clima.

Pesquisadores de Harvard e de várias instituições européias dizem que por volta do século 3, ocorreram mudanças climáticas na região do império (que se estendia por toda a volta do Mediterrâneo) deixando o império mais frio e seco. A publicação, da revista Science, diz que isso afetou diretamente a produção de alimentos que veio a causar a inflação e tudo aquilo que a gente aprendeu.
Os pesquisadores querem mostrar que os governos não podem pensar que estão isolados das variações ambientais. E lembram que o estado atual do planeta não é igual a esse que Roma sofreu, “O que está acontecendo agora não tem precedentes, é muito mais rápido”.
O estudo foi feito com 9.000(!) grandes pedaços de madeira antiga usada em construções e artefatos. Cada ano cria uma camada no tronco da árvore e assim os cientistas foram retirando cada camada para comparar os pedaços: Conforme a grossura, eles conseguem saber se o ano foi mais quente, chuvoso ou frio,

EcoPlanet

Um comentário:

Zininha disse...

Oi menina, que saudade de seu papo verde!

Pois é, e cada dia se sabe de mais coisas contra a mãe Natureza...

Vim desejar a vc uma Primavera lindaaaaaaaaaaaa.... cheia de boas novas...

Salve Mãe Natureza!!!

Beijos...

tem selinho da primavera aqui,

http://traduzindo-emocoes.blogspot.com/p/primavera.html

escolha o que mais gostar... beijos...

Você pode se interessar...

Related Posts with Thumbnails