junho 08, 2010

8 Junho – Dia Mundial dos Oceanos


Em 1992, durante a Cimeira da Terra (Conferência do Rio) foi criado o Dia Mundial dos Oceanos.
A comemoração deste dia é uma excelente oportunidade para chamar a atenção para a importância dos Oceanos para o equilíbrio ecológico da Terra e atualmente é um ponto chave no tema das alterações climáticas, muito em voga – já não era sem tempo! – nos órgãos de comunicação social em todo o mundo.
Hoje realizam-se atividades e eventos relacionados com o mar e o homem em muitos países.
Para quê preocupar-nos com os Oceanos?
Porque os Oceanos
… geram a maior parte do oxigénio que respiramos
… alimentam-nos
… regulam o nosso clima
… limpam a água doce que bebemos e  utilizamos  no dia-a-dia
… fornecem fármacos com potencial para tratamento médico

Mais algumas informações:
1) Sabemos ainda muito pouco - Os oceanos ocupam 70% da superfície da Terra, mas até hoje desconhecemos as suas regiões mais recônditas. Segundo estimativas de oceanógrafos, há ainda 2 milhões de espécies desconhecidas nas profundezas dos mares. (Revista Veja, 2008)

2) Made in Brasil - Energia limpa e renovável, a partir de ondas do mar. A idéia parece cair com uma luva para um país como o Brasil, com seus mais de 8 mil km de litoral. É justamente essa a proposta de uma equipe da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que está à frente de um projeto para construir a primeira usina de ondas das Américas. (Planeta Sustentável, 2007).

3)  Mapa do Ártico - Informações sobre as transformações que o oceano Ártico vem sofrendo e que podem alterar as rotas de navegação estão no mapa “Oceano Ártico: a fronteira inesperada” (2009). Patrocinado pelo Planeta Sustentável, o material acompanha a edição de maio da revista National Geographic. O verso do pôster chama a atenção para os efeitos que as mudanças climáticas e o aquecimento global têm causado sobre o tamanho das banquisas, a diminuição da reflexibilidade do gelo e a comparação entre a extensão mínima da calota em 1980, 2007 e 2008.
----
(* The Ocean Project)

Nenhum comentário:

Você pode se interessar...

Related Posts with Thumbnails