abril 19, 2010

Suco de beterraba diminui o cansaço durante exercícios


Beber suco de beterraba ajuda a ter mais energia. Um estudo realizado pela University of Exeter, na Grã-Bretanha, mostrou que pessoas que tomam esse suco têm uma resistência física 16% maior enquanto fazem exercícios físicos. Ainda não se sabe ao certo por que isso acontece, mas os cientistas descobriram que o nitrato encontrado nessa raiz ajuda a diminuir a quantidade de oxigênio consumida pelo corpo humano, o que deixa o exercício menos cansativo.
A pesquisa, publicada no Journal of Applied Physiology, sugere que, no ganho de resistência, o suco de beterraba é mais eficaz até do que a preparação que o corpo adquire em decorrência da prática regular de exercícios. O estudo foi realizado com base nos resultados dos testes físicos de oito homens com idade entre 19 e 38 anos. Eles tomaram 500 ml de suco de beterraba orgânica durante seis dias consecutivos e depois realizaram testes em bicicletas ergométricas. Para testar a eficácia da bebida comparada a outras substâncias, os pesquisadores deram placebo aos homens durante seis dias consecutivos.
Os resultados foram surpreendentes para os pesquisadores. Depois de beber o suco de beterraba, eles conseguiram pedalar entre 11,25 minutos e 92 segundos a mais do que quando realizaram os testes depois do consumo do placebo. Os responsáveis pelo estudo acreditam que essa descoberta poderá oferecer dados que ajudem no tratamento das pessoas que sofrem de doenças cardiovasculares, respiratórias ou metabólicas, além de auxiliar na resistência dos atletas. A bebida também ajuda a manter a pressão sanguínea em um nível saudável.

REVISTA VEJA.
Edição : (nº 2125 – 12 de agosto de 2009)

Nenhum comentário:

Você pode se interessar...

Related Posts with Thumbnails