março 16, 2010

Por que amar e ajudar a natureza?

Discordem de qualquer um que diz que devemos ajudar a natureza para ela continuar existindo, pois a natureza, abrangendo todos os oceanos, ecossistemas em toda biosfera é muito ampla e bem mais forte do que qualquer um de nós, por isso a natureza não precisa de ajuda, ela está presente em grandes áreas e nós vivemos dentro dela e então o objetivo é preservar a natureza para continuarmos existindo em condições agradáveis neste planeta, já que a degradação inconsciente é gerada pela população utilizando ainda como argumento que isso é necessário para o desenvolvimento dos países, trata-se de um progresso, evolução do planeta, se tornando cada vez mais tecnológico, com indústrias cada vez mais produtoras e ainda colhendo e utilizando sempre a maior quantidade dos recursos naturais, sem preocupar com impactos ambientais. Agora pergunto: para onde irá, ou quem desfrutará de todo esse progresso com alto nível tecnológico se a população humana da Terra for extinta?  
Vocês acham que as futuras gerações que irão viver em um planeta cheio de problemas irão se orgulhar de todo esse nosso horrendo progresso? Sendo ainda mais radical, para os que não se importam com as gerações futuras, mas querem pensar apenas em si mesmos, ainda assim devem se preocupar, pois podem correr o risco de nem mesmo a atual geração do século XXI desfrutar de todo esse progresso, se for mantida ou até aumentada a degradação ao meio ambiente.
(...)
E como se não bastasse, uns dos problemas mais agravantes para possível extinção humana, é a revolta da natureza, que vem sendo expandida devido ao aumento de todo esse poder que o homem julga obtê-lo. Mas quanta contradição! O aumento do poder do homem gera o aumento da incerteza da vida do mesmo. O progresso que desenvolvemos a cada passo que se amplia, agrava-se anexo ao progresso problemas que só fazem regredir a humanidade, do ponto de vista da escassez cada vez mais ampla dos recursos naturais e condições de vida cada vez piores para continuar o progresso. Tanto poder, tanto progresso, como se não bastasse toda a contradição estabelecida anteriormente que se associa a esta idéia, ainda tem mais uma contradição, em que vemos uma evolução gerando uma sociedade cada vez mais descontente.
Maurí­cio Machado ,Biólogo e ambientalista, responsável pelo projeto AMAnatureza

Nenhum comentário:

Você pode se interessar...

Related Posts with Thumbnails