março 21, 2010

Florestas , história e homens.


Houve sempre uma ligação muito estreita entre a História dos Homens e a História das Florestas desde os tempos em que a floresta, natural, densa e extensa, era o berço, o refúgio e a base alimentar do homem primitivo até aos nossos dias em que a necessidade de criar espaços para a agricultura e o pastoreio, as necessidades de madeira para a construção civil e naval e de combustível doméstico e industrial levaram o Homem a desbravar e queimar a floresta primitiva num longo processo de humanização e crescimento à custa da floresta.

As Florestas constituem um valioso recurso natural renovável gerador de múltiplos bens e serviços da maior relevância para o ambiente, para a economia e para a qualidade da vida dos cidadãos.
diversidade de bens econômicos, valores naturais e serviços ambientais que geram as florestas saudáveis e bem geridas, faz delas um importante patrimônio coletivo (mesmo quando são de posse privada) e a sua conservação, gestão e fomento dizem respeito a todos os cidadãos sem exceção.
A onipresença dos produtos florestais no nosso quotidiano - do papel aos objetos em madeira e cortiça, cada vez mais símbolos de estética e qualidade, aos que se destacam na nossa alimentação, na perfumaria, drogaria ou farmácia, mostra a importância das funções econômicas da floresta.
As suas funções ambientais contribuem de forma determinante para os equilíbrios do planeta: de espaço privilegiado de diversidade biológica e de reserva genética a fonte purificadora do ar, contribuem para a fixação de carbono e conseqüente combate ao efeito de estufa, para a regularização das águas, para a fixação, recuperação e melhoria dos solos e para a qualidade da paisagem. O seu papel no combate à desertificação, às alterações climáticas e na defesa da biodiversidade é essencial.
As suas funções ligadas ao recreio, lazer e turismo assumem importância crescente numa sociedade cada vez menos rural e mais urbana, em que os cidadãos vivem em espaços agressivos e artificiais.
As florestas constituem ainda, nomeadamente as mais antigas, um importante patrimônio cultural, pela sua história, pelo seu contributo para a paisagem, pelas árvores notáveis que aí se encontram, pelo patrimônio arqueológico que tradicionalmente lhes está associado, pela sua biodiversidade, pelo seu valor científico e pedagógico, pela sua toponímia e pelo patrimônio aí construído.
Assiste-se hoje nas sociedades mais desenvolvidas à valorização crescente das funções culturais, ambientais e recreativas das florestas.
As florestas atuais resultam de um longo processo evolutivo de milhões de anos - evolução genética e alterações climáticas - mas desde que o Homem surgiu há cerca de 1 milhão de anos foi ele o grande agente transformador da área e composição dos espaços florestais primitivos.
Desta longa e íntima co-habitação nasceram representações simbólicas, saberes e práticas, religiões e mitologia, moldaram-se paisagens e desenvolveram-se poderosas manifestações artísticas que fizeram da floresta, a par da sua dimensão econômica, social, recreativa e ambiental, um importante patrimônio histórico e cultural.

José Neiva Vieira


Nenhum comentário:

Você pode se interessar...

Related Posts with Thumbnails