março 18, 2010

Dicas de Alimentação Saudável


 Coma goiaba como uma fonte de vitamina C
A maioria das pessoas não sabe, mas a goiaba contém mais vitamina C do que o limão. A vitamina C tem propriedades como auxiliar na produção de colágeno, melhorar a absorção de ferro, aumentar a imunidade contra doenças bacterianas e virais, entre outras. A dose diária recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), é de 60mg/dia. 
 O pão estimula a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem estar. É bom lembrar que pão em demasia pode engordar bastante, por isso é importante comer aqueles que possuem menos calorias.  

  • Coma abundantemente cereais, frutas e vegetais. Esses alimentos são ricos em nutrientes essenciais para o organismo, não devendo faltar na sua alimentação diária.
  • Mantenha um peso saudável. O excesso de gordura no corpo aumenta os riscos de hipertensão arterial, doenças do coração, enfarte, diabetes e outras doenças. Por outro lado, a perda excessiva de peso também pode acarretar riscos à saúde, como o aparecimento de osteoporose e irregularidades menstruais, no caso das mulheres.
  • Coma regularmente. Pular refeições pode levar a um descontrole da fome, podendo resultar em uma ingestão de grandes quantidades de alimentos na próxima refeição. Procure fazer de quatro a seis refeições em intervalos de três em três horas.
  • Reduza o consumo de alimentos refinados, industrializados ou com grandes quantidades de gordura.
Com uma alimentação saudável e um estilo de vida harmonizado com a natureza, você se sentirá muito melhor e mais disposto para as grandes conquistas e as pequenas tarefas do dia-a-dia!

Flávia Morais - nutricionista.

Nenhum comentário:

Você pode se interessar...

Related Posts with Thumbnails