março 12, 2010

Aves do Brasil - 5 de outubro é o dia da ave no Brasil

Calcula-se que existem mais de 9.000 espécies de aves identificadas em todo o mundo, e o Brasil é um dos países com maior número de espécies, registrando-se para seu território 1.822 espécies, segundo CBRO - Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos. 
Há décadas várias espécies de aves vem sofrendo grandes impactos, ou seja pelo intenso tráfico de animais silvestres ou pelo intenso desmatamento de grandes florestas.
Arapapá (Cochlearius cochlearius)
Vive entre lagos e beira de rios. 
Presente em quase toda a América do Sul, o arapapá, também chamado de socó-de-bico-largo, alimenta-se de pequenos animais aquáticos, os quais consegue apanhar com seu enorme bico. Solitário e arredio, o arapapá é pouco conhecido e estudado, pois tem hábitos noturnos e vive em locais de difícil acesso, como pântanos e vegetação densa nas margens de rios.
  
Ararajuba (Guaruba guarouba) -  Vive na Amazônia.
  A Guaruba ou Ararajuba é uma das aves mais belas da família psittacidae. Mede 34 cm aproximadamente. Tem o porte de um papagaio, porém possui a cauda longa com penas de tamanho desigual e bico curvo, característico da família. Tem como cores da plumagem o amarelo ouro e o verde bandeira, sendo o verde encontrado unicamente na extremidade externa da asa. Suas pernas são rosadas.
Araçari-banana (Pteroglossus bailloni) -  vive na Mata Atlântica.
 Tucano-açu (Ramphastus toco): vive na Amazônia e no Cerrado.
Periquito-príncipe-negro (Aratinga nenday): habita todos os biomas.Os periquitos, ou psitacídeos, podem ser encontrados em todo o território brasileiro em bandos e fazendo grande estardalhaço e gritaria por onde passam.

 
A arara é um tipo de papagaio colorido. É capaz de emitir sons, imitar vozes, assoviar. Voa a curta distância, pois tem um fôlego curto. Vive em bandos pequenos na América do Sul e alimenta-se de frutas, sementes, larvas, flores e brotos. Em cativeiro, deve alimentar-se de amendoim, girassol, milho verde, banana, mamão, coco e laranja. Quando em cativeiro, a arara gosta de estar sempre acompanhada, quando fica sozinha começa a arrancar as penas do corpo deixando um local todo despenado.

As araras estão ameaçadas de extinção devido à captura ilegal e o crescimento do desmatamento.
Fonte: Brasil Escola.

Nenhum comentário:

Você pode se interessar...

Related Posts with Thumbnails