março 14, 2010

23 de março * Dia Internacional da Água


A quantidade de água que existe na Terra não se modifica ao longo do tempo: no vaivém natural do seu ciclo, a água se transforma em vapor e este se condensa ou solidifica, voltando à superfície em forma de chuva, orvalho, neve ou mesmo granizo. As transformações da água na natureza são muitas e permanentes; porém, a quantidade total do planeta se conserva, ou seja, não aumenta nem diminui. 

A população do planeta há 50 anos atrás era de dois bilhões e meio de habitantes. Hoje somos mais de seis bilhões, ou seja, a população mundial mais que dobrou nas últimas cinco décadas, como consequência o consumo também cresce. De toda a água hoje consumida 70% é utilizada na irrigação, 20% na indústria e 10% nas residências. Com o aumento populacional também há a necessidade de se produzir mais alimentos utilizando-se assim mais água. 

  • O desmatamento interfere no ciclo hidrológico nas bacias hidrográficas, pois a floresta tem um papel vital na proteção e purificação de fontes de água doce, absorvendo poluentes antes que eles atinjam lagos e rios, e o impacto das gotas de chuvas no solo é menor, passando primeiro pelas folhas, com isso não ocorre a erosão e o solo consegue absorver água, abastecendo e mantendo os lençóis subterrâneos.

E além do desmatamento e da destruição de rios e lagos por meio da poluição doméstica e industrial, o desperdício de água também é responsável pela crise de abastecimento pela qual o país está passando. Muita água se perde porque ocorrem vazamentos nas adutoras e na rede de distribuição; além disso as pessoas não têm o hábito de reutilizar água e consomem muito mais do que o necessário. É preciso que esse recurso seja utilizado com o máximo de equilíbrio, racionalidade e senso de responsabilidade coletiva.
Com o aumento da poluição, aumenta o efeito estufa e consequentemente o provoca aumento nas temperaturas, fazendo com que água do solo necessária para manter o ciclo da água doce evapora mais rapidamente, a água de superfície também evapora mais e as geleiras perdem água mais rapidamente pelo derretimento e pela evaporação.
Com isso haverá menos proteção para a atmosfera, aumento da radiação solar, diminuição de biodiversidade, derretimento de calotas de gelo polar, submersão de vastos territórios e desertificação continental maciça. 

Fonte: Educarede


Nenhum comentário:

Você pode se interessar...

Related Posts with Thumbnails