fevereiro 08, 2010

Marta - uma espécie em extinção.

A marta é um animal solitário que vive em lugares rochosos e arborizados. Ela demarca seu território com um rastro da secreção das glândulas anais que cheira um pouco melhor que a da doninha, sua parenta próxima. Alimenta-se de esquilos, coelho, camundongos e aves pequenas A estação de acasalamento é em julho e agosto. Dois meses depois a fêmea pare 2 a 3 filhotes num ninho de esquilo ou numa bifurcação de árvore. Ela pode abandonar sua cria para acasalar de novo, mas volta para cuidar dos filhotes. A cria permanece no ninho durante dois meses. As espécies de marta diferem conforme o lugar onde vivem. Entre elas estão a marta-do-pinheiro-européia a marta-zibelina da Europa e da Ásia e a marta-americana.

Há poucas centenas de anos atrás, as martas eram ainda numerosas, mas foram tão caçadas por causa de sua pele, que estão se tornando raras. Apanhar uma marta não é muito difícil. Este animalzinho é curioso demais. Se um objeto brilhante for colocado perto da armadilha, adeus! Ela não resiste à intenção de chegar perto para dar uma olhada e cai na rede.
Acasalamento : A época de acasalamento vai de julho a agosto. Dois meses depois a fêmea pare 2 a 3 filhotes num ninho de esquilo ou numa bifurcação de árvore. Apesar de abandonar sua cria para acasalar de novo, volta sempre para cuidar dos filhotes. A cria permanece no ninho durante dois meses.

 O substantivo marta deriva do vocábulo da língua góticamarthus.

 Fonte Enciclopédia Viva. 

Nenhum comentário:

Você pode se interessar...

Related Posts with Thumbnails