fevereiro 14, 2010

Formação de cooperativas de catadores brasileiros é referência mundial


O modelo brasileiro para a formação de cooperativas de catadores de lixo e seleção de materiais recicláveis ultrapassou as fronteiras do Brasil. Além de ser adotado por países da América Latina, ele já chegou à Ásia e ao Leste Europeu, passando a ser uma referência internacional.
Criado pela organização Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre), fundada em 1992, o projeto já chegou a Tailândia, na Ásia. Neste ano, outros dois países asiáticos – Filipinas e Indonésia – devem implantá-lo. A Índia estuda a possibilidade fazer o mesmo, aproveitando a sua rede de organizações de catadores.
Na América Latina, onde já foi implantado pela Colômbia, o projeto deve começar a ser desenvolvido pelo Peru. No Leste Europeu, a Rússia adota o sistema brasileiro. Na Ásia, a China já o vem usando.

 Guilherme Costa
Os catadores  são responsáveis pelo desvio de aproximadamente 8kg de materiais dos lixões, e o número de catadores e cooperativas é enorme! Estima-se que hajam cerca de 300 mil, podendo chegar a 1 milhão. Uma pessoa desempenhando seu trabalho digno, em função de seu sustento e necessidades básicas, acaba contribuindo de uma forma MUITO significativa para o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Você pode se interessar...

Related Posts with Thumbnails