fevereiro 09, 2010

Cuidados especiais nos carnaval


De acordo com a nutricionista Ioná Zimberg, “Como ainda temos alguns dias para o carnaval, o foco por enquanto deve ser uma alimentação balanceada. Nas vésperas da maratona, no entanto, o folião deve consumir mais carboidratos, como arroz, pães, macarrão, batata e aveia, por exemplo”.
 Para a especialista, a folia de carnaval deve ser considerada um esporte, e por isso exige hidratação constante.

Energéticos e álcool
Bebidas energéticas esportivas são uma boa opção para quem vai praticar exercícios intensos e por um longo tempo. Ioná alerta, no entanto, que as bebidas energéticas que contém cafeína estimulam a perda de líquidos do organismo. “Os energéticos são muito indicados, mas é preciso ter cuidado se consumir os energéticos com cafeína. Eles aumentam a animação e o pique, mas exigem maior hidratação”,

Liberdade com cuidado
A sensação de liberdade característica do carnaval, associada ao consumo excessivo de álcool, também aumenta as chances de relaxar a atenção e acabar contraindo Doenças Sexualmente Transmissíveis. Segundo o ginecologista Ricardo Shiratsu, da Universidade Federal de São Paulo, o único meio de evitar essas doenças é usar sempre o preservativo, masculino ou feminino, e ter relações sexuais com um parceiro fixo.

“A informação também é uma grande aliada na hora da prevenção, então é fundamental se informar sobre as doenças e os modos de preveni-las”, diz Shiratsu. 

Cuidem-se.
Se beber não dirija, sejamos responsáveis.

Fonte: globo.com 

Nenhum comentário:

Você pode se interessar...

Related Posts with Thumbnails