fevereiro 08, 2010

Agua: O principio da vida e a formação das primeiras civilizações da humanidade

                         
A importância das águas nas primeiras civilizações .

  As primeiras civilizações da humanidade surgiram a margens de rios, formando assim uma sociedade com raízes culturais, sociais e econômicas. Como por exemplo, o Egito que se desenvolveu as margens do crescente fértil rio NILO. A Mesopotâmia as margens dos rios TIGRES E EUFRATES. A antiga civilização Chinesa que se desenvolveu as margens do rio HUANG-HO, ou conhecido também RIO AMARELO. Isso prova que a ÁGUA é um bem precioso de suma importância para que uma civilização  cresça e se desenvolva. As primeiras civilizações do mundo usavam a ÁGUA para a pratica da agricultura, e assim os povos foram se fixando nos lugares, deixando para trás a necessidade de ser (nômades), e assim criar raízes de uma sociedade.





   A CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA...



Uma das civilizações mais importantes da história Antiga. Desenvolveu-se na região do Crescente Fértil, mais exatamente no nordeste da África, uma região caracterizada pela existência de desertos e pela vasta planície do rio Nilo. A  parte fértil do Egito é praticamente um oásis muito alongado, proveniente das aluviões depositadas pelo rio. Nas montanhas centrais africanas, onde o Nilo nasce, caem abundantes chuvas nos meses de junho a setembro provocando inundações freqüentes nas áreas mais baixas (O “Baixo Nilo”). Com a baixa do Nilo o solo libera o humo, fertilizante natural que possibilita o incremento da agricultura. Para controlar as enchentes e aproveitar as áreas fertilizadas, os egípcios tiveram de realizar grandes obras de drenagem e de irrigação, com a construção de açudes e de canais, o que permitiu a obtenção de várias colheitas anuais...

 CIVILIZAÇÃO MESOPOTÂMICA
A importância da Água na civilização
Vários povos antigos habitaram essa região entre os séculos V e I a.C. Entre estes povos, podemos destacar : babilônicos, assírios, sumérios, caldeus, amoritas e acádios. Vale dizer que os povos da antiguidade buscavam regiões férteis, próximas a rios, para desenvolverem suas comunidades. Dentro desta perspectiva, a região da mesopotâmia era uma excelente opção, pois garantia a população:  água para consumo, rios para pescar e via de transporte pelos rios. Outro benefício oferecido pelos rios eram as cheias que  fertilizavam as margens, garantindo um ótimo local ....
AS MARGENS DOS RIO AMARELO
CIVILIZAÇÃO CHINESA
A civilização chinesa é uma das mais antigas conhecidas, quase tão antiga quanto as que existiram no Egito e na Mesopotâmia. Durante muito tempo, acreditou-se que as margens do rio Huang-Ho foram o berço de toda a civilização chinesa. Escavações arqueológicas mais recentes levaram os historiadores a concluírem que as margens do rio Huang-Ho foram apenas um dos centros de difusão de uma das várias culturas que originou a civilização chinesa.
Este site é muito bom e explica tudo sobre a importância da água na formação da antiga civilização Chinesa,mais informações clique no link abaixo!





Nenhum comentário:

Você pode se interessar...

Related Posts with Thumbnails