janeiro 31, 2010

País das águas.


Rio Amazonas

 Cerca de 12% de toda a água doce do planeta está no Brasil, tornando o país e seus habitantes verdadeiros privilegiados no contexto global. Mas este privilégio é também motivo de preocupação. Já é sabido que, hoje, enquanto o país tem água de sobra, 1,1 bilhões de pessoas já sofrem com escassez do recurso e que até 2050 mais de 40% da humanidade sofrerá com o problema. Ou seja, provavelmente a água será um dos maiores motivos de conflitos políticos internacionais e, neste ponto, o Brasil já está no centro das atenções.


Apesar da grande quantidade de que o país dispõe, a distribuição de água pelo território nacional é bastante desigual. Há enorme quantidade em regiões populacionalmente densas e pouca em regiões com menos moradores. A bacia Amazônica, por exemplo, é a maior em disponibilidade hídrica de todo o globo, entretanto, é a região brasileira menos habitada.

O Nordeste é a região brasileira que mais sofre com a falta d’água. Lá, onde a seca e conseqüente escassez podem durar meses, o abandono de terras e a migração para grandes centros urbanos acontecem com freqüência. Com o aumento da população nas capitais e regiões metropolitanas como Rio de Janeiro, São Paulo ou Santos, o resultado é o agravamento da escassez de água nestes lugares. Como vimos acima, o Brasil tem muita água, mas a maioria está em lugares distantes dos centros urbanos, onde o uso doméstico é mais intensivo.

Nestas grandes cidades, o despejo de esgotos domésticos e industriais, aliado ao descarte equivocado de resíduos sólidos, está comprometendo seriamente a qualidade da água. Nas zonas costeiras, os impactos se estendem aos estuários (áreas de manguezal), praias e mares, pois toda a poluição é conduzida ao mar por meio dos rios. Já no interior do país e zonas rurais, o uso de agrotóxicos nas plantações ameaça a qualidade das águas subterrâneas, a exemplo do aqüífero guarani, um dos maiores reservatórios do país.

Fonte: A Onda é Água Limpa

Nenhum comentário:

Você pode se interessar...

Related Posts with Thumbnails