novembro 16, 2011

-Cola vai reciclar todas as garrafas plásticas da marca usadas durante as Olimpíadas de 2012


Paraolimpíadas também entram na conta. Cerca de 70% dos resíduos totais serão reciclados nos dois eventos

A empresa norte-americana Coca-Cola se comprometeu a reciclar todas as garrafas PET não coloridas de todos os produtos da marca durante os jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2012, que serão realizados em Londres, na Inglaterra.
 A partir dos resíduos, 80 milhões de novas garrafas recicladas de Coca-Cola serão fabricadas.
O procedimento será iniciado seis semanas após a cerimônia de encerramento dos eventos. A empresa estima que o plano de reciclagem será responsável pela cobertura de um quinto de todos os resíduos de consumo produzidos em locais de jogo.
Por meio de uma parceria, a Coca entrará em contato com a comitê organizador dos jogos e irá enviar os resíduos para uma recicladora londrina. O centro de reciclagem deve dobrar a produção atual de PET reciclado no Reino Unido. De 35 mil toneladas, em 2010, deve passar para 75 mil toneladas.
O comitê dos jogos pretende dar um destino correto à totalidade dos resíduos sólidos produzidos nos eventos. 70% do total deverá ser reciclado. O restante será acomodado em aterros sanitários.
Para ajudar a definir as ações para uma Olimpíada sustentável, a Coca-Cola já criou 260 novos recipientes para coleta de recicláveis em todo o Parque Olímpico. Mais de 11 toneladas de resíduos são produzidos em Londres todos os dias. E esses números vão disparar com a alta do turismo no momento das Olimpíadas.
Além de metas de reciclagem, a Coca-Cola disse que planeja vender seus produtos no Parque Olímpico a partir de um armazém eco-friendly, em Dagenham, região leste de Londres, e realizar a distribuição dos mesmos em 14 novos caminhões movidos a biogás. De acordo com a empresa, os novos métodos irão diminuir a pegada de carbono na logística da companhia durante as Olimpíadas. Novos métodos irão cortar a pegada de carbono de distribuição da Coca-Cola durante os jogos em um terço, segundo a empresa

novembro 14, 2011

Cereais diminuem risco de cancro no intestino


O consumo de cereais e grãos integrais pode reduzir o risco de cancro colorretal ou cancro do intestino grosso. Segundo investigadores do Imperial College de Londres, por cada dez gramas de aumento no consumo de fibras, regista-se uma queda de 10 por cento no risco deste tipo de cancro.
O estudo, publicado na revista British Medical Journal, revela que por cada 90 gramas de grãos integrais na dieta diária regista-se uma redução de 20 por cento no risco de cancro do intestino grosso.
Investigadores britânicos e holandeses analisaram 25 estudos sobre a matéria, que envolveram cerca de 2 milhões de pessoas.
Segundo os cientistas, o consumo de alimentos como arroz integral, aveia e outros cereais são os responsáveis pela diminuição.
O estudo, publicado na BBC alerta, no entanto, que manter um peso saudável, uma vida ativa, diminuir o consumo de álcool, de carne vermelha e industrializada e não fumar são outros fatores que contribuem para a diminuição das hipóteses da doença.
O consumo de fibras também reduz o risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, excesso de peso e obesidade.

novembro 06, 2011

Quem vai cuidar do nosso jardim?


Todo mundo anda azafamado.
Preocupado com seus tesouros,
mirro salário, bolsa de valores, economia global.
Num piscar de olhos a Vida passa,
E o que fica são fragmentos de vidas mutiladas.

Quem vai cuidar do nosso jardim ? De nossa Casa ?

O que foi feito de nossa existência?
Onde andam nossos parentes e amigos?
De tanto correr que nem barata tonta,
desperdiçando a preciosidade do Tempo,
pergunto quem vai sobreviver,
para contar o desfecho desta cruel história.

Era uma vez um lindo Planeta Azul.
Gaia, a nossa casa acolhedora...

Buraco negro na estratosfera.
Pólo norte e pólo sul se decompondo.
Aqui embaixo a terra pede socorro.
De tanto árida, esturrica a alma.
Poeira fina esconde o medo e a dor.
Gás venoso estorva o brilho dos olhos.
No mundo das competições,
o homem angustiado se atropela.
Cada um que cuide de si.
Todos querem o trono mais alto.
Não importa se o coração está em pedaços
e a Alma amputada perdeu o rumo.

Era uma vez um lindo Planeta Azul.
Gaia, a nossa casa acolhedora...

Seu moço, mas afinal...
Quem vai cuidar do nosso jardim ? De nossa Casa ?


jbconrado*

 

Sobre a obra

Seu moço, mas afinal...
Quem vai cuidar do nosso jardim?

Em tempo: Roupa suja se lava em casa.
Não tem outro jeito.
É uma questão de bom senso, lucidez, justiça...
De nosso Jardim e Casa, cuidemos nós !

novembro 05, 2011

Esqueça o concreto, esta ponte é feita de plástico reciclado!


E bota plástico nisso: 50 toneladas foram usadas. Tudo veio de garrafas e embalagens de sanduíches que foram misturadas para criar uma ponte de 27 metros sobre o rio Tweed, em Peebleshire, na Escócia.
Os responsáveis pela obra foram o escritório Vertech e as Universidades de Rutgers (EUA) e de Cardiff (Inglaterra). A construção e instalação da ponte demorou apenas duas semanas. Isso mesmo, foram 14 dias para montar e instalar a ponte.
Para ficar ainda melhor a ponte tem alguns truques bons para quem vai ficar tão perto d’água: ela não enferruja (claro, é de plástico!) e não precisa de pintura. Se um dia ela não precisar mais ficar por lá, pode ser reciclada novamente. Fica a pergunta: quando todas as pontes serão assim?

Tomara que sim, seria um mundo melhor!

Fonte: Ecoplanet

novembro 04, 2011

Paletes para que te quero

Você nunca mais vai olhar da mesma forma para aquelas plataformas de madeira, utilizadas para transportar e apoiar mercadorias em supermercados ou feiras livres. Além de cumprir esta função básica, as peças podem assumir papéis importantes na decoração da sua casa. Basta um pouco de criatividade para transformar os paletes em jardim vertical, mesinha de centro e até em uma cama para o seu filho. A melhor parte? Você cria móveis exclusivos, gastando menos do que se fosse comprá-los em lojas. Inspire-se nestas cinco ideias, do site Recyclart:

Divulgação

A blogueira norte-americana Lori Danelle separou algumas partes da madeira para criar o pé, a cabeceira e a cerquinha de proteção. Para facilitar a locomoção, ela acrescentou rodízios na parte de baixo

..........................................................................................................................................................................................


Divulgação

Em pé, apoiada na parede, a peça vira um suporte para as suas plantinhas, em um jardim vertical. A ideia é ótima para quem gosta de verde, mas tem pouco espaço em casa. Do blog Life on the balcony

.......................................................................................................................................................................................................

Divulgação

Que tal trocar a mesinha de centro da sala, sem precisar investir muito dinheiro em uma peça nova, comprada em lojas comuns? Mais informações no site Un air de recup

.......................................................................................................................................................................................................

Divulgação

Esta mesa de escritório, criada por Pierre Vedel, tem até um vão embaixo da superfície para armazenar objetos e liberar mais espaço, facilitando a organização

.............................................................................................................................................................................................................

Divulgação

Depois de desmontar o palete em três partes, a australiana Leah Dent fixou as peças na parede. Assim, ela criou uma prateleira esperta para guardar livros e revistas.

Fonte:Revista Casa e Jardim.

o Natal está chegando então, recicle latinhas e faça uma estrela com espiral para suas festas


Dessa vez vamos reciclar latinhas de bebidas e aprender a fazer mais um modelo de estrela, a estrela com espiral. Com essa estrela podemos também enfeitar janelas e festões, além de dar um toque super especial para o jardim, em função da resistência do material.
Não há riscos perigosos de se cortar trabalhando a latinha, pois ela é bastante maleável. É claro que todo cuidado é aconselhável e não se deve deixar para as crianças fazerem, mas se você se pela de medo de se cortar, troque a latinha por papel metalizado de alumínio para reproduzir esse pap, que também vai funcionar perfeitamente.

Faça uma estrela


Prepare suas latinhas, abrindo e limpandoPrimeiro começamos preparando nossas latinhas, retirando o fundo e o topo e transformando numa superfície retangular como ao lado. Não sabe abrir a lata? Clique aqui: artesanato com reciclagem, e relembre.
Clique na imagem da estrela, imprima e recorte num papelão de embalagem.Molde de estrela com 5 pontas
Posicione o molde da estrela e risque com uma ponta de canetaPosicione o molde da estrela numa das metades e risque com uma ponta de caneta que vai marcar a superfície da latinha.
Na outra metade desenhe um círculo e a partir dele risque uma espiral até o centro. Eu fiz à mão livre mesmo, mas se preferir você pode usar nosso molde, clique: molde de espiral.Desenhe um círculo na outra metade complete a espiral
Observe, uma latinha dá para um enfeite completoObserve, uma latinha dá para preparar um enfeite completo, com espiral e estrela.
Agora vamos recortar usando uma tesoura, primeiro a estrela.Agora vamos recortar primeiro a estrela
Recorte também a espiralRecorte também a espiral seguindo as linhas desenhadas. Não se preocupe em deixar perfeito, nada disso fica aparente no final.
Observe as formas recortadas. A espiral ganha seu formato automaticamente no momento do recorte, então não se preocupe.Observe as formas recortadas
Com um martelo e um prego ou parafuso, furo o centro da espiralCom um martelo e um prego ou parafuso, fure o centro da espiral.
Fure também a outra extremidade da espiral, que fica pendurada.Fure também a outra extremidade da espiral
O mesmo com uma das pontas da estrelaRepita o mesmo com uma das pontas da estrela.
Prepare dois pedaços de 3cm de arame fino de bijouteria, e numa das pontas faça um arremate como eu fiz na imagem, usando um alicate de bico.Prepare dois pedaços de arame fino de bijouteria
Passe um arame pela estrela e pelo furo da extremidade externa da espiralPasse um dos arames pela estrela e pelo furo da extremidade externa da espiral. Faça mais uma voltinha na outra ponta do arame para ele não escapar.
Passe o outro arame no furo do centro da espiral, de baixo para cima, e enrole o arame em formato de gancho, para poder pendurar onde quiser.Passe o outro arame no furo do centro da espiral

Sua estrela com espiral está prontinha para enfeitar seu natal ou sua festa.
Em vez de usar um ganchinho para pendurar sua estrela, você pode traspassar uma fita na cor desejada e dar um laço, o que também fica lindo e chique.
Eu gosto do efeito da própria latinha mas considerem que vocês também podem pintar suas estrelas para situações especiais. Nesse caso apliquem base primer para metal e depois pintem com tinta spray que fica perfeito.

Enfeites feitos com estrelas recicladas de latinhas
Aproveitem bastante suas latinhas, reciclem e usem essas estrelas em todas as suas festas, será o maior sucesso.
Pra quem gosta de trabalhar com papel, segue nossa outra dica de estrela, cliquem: Estrela decorativa multi-pontas.
Fotos e passo-a-passo: Cris Turek

novembro 03, 2011

Desmatamento.

Desmatamento na Amazônia tem alta de 55% em setembro, aponta Inpe
Posted: 03 Nov 2011 04:46 AM PDT

A Amazônia perdeu uma área de 253,8 quilômetros quadrados (km2) de floresta em setembro, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgados nesta segunda-feira, 31 de outubro. Houve aumento de 55% da área devastada em relação a agosto, quando foram contabilizados 164 km2 de derrubadas. Já em relação a setembro de 2010 (448 km2) foi registrada queda de 43% no desmate.
Em setembro deste ano, Mato Grosso foi o estado que mais registrou desmatamentos (110 km2). Em seguida está Rondônia, com 49,88 km2 e em terceiro, o Pará, com 46,94 km2. O menor registro de desmatamento foi no Tocantins, com 2,24 km2, e no Amapá, não foi detectado desmate. Segundo o Inpe, apenas 5% da região não foi monitorada por causa das nuvens.
Fazem parte da região da Amazônia Legal os estados do Acre, Amapá, Amazonas, de Mato Grosso, do Pará, de Rondônia, Roraima e do Tocantins, além de parte do estado do Maranhão


Via Redação EcoD | Foto: Presidente do Ibama, Curt Trennepohl, e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciam em entrevista coletiva dados do Deter sobre o desmatamento na Amazônia Legal do mês de setembro/ Wilson Dias/ABr

Redes Solidárias – União das pessoas e iniciativas do terceiro setor para melhorar o mundo;




A comunicação está presente nos mais diversos setores da sociedade, em cada um com suas devidas peculiaridades. Nos governos, promove as ações desenvolvidas e mantém uma interlocução com a sociedade, nas empresas é um forte instrumento de relacionamento, vendas e promoção. E para o Terceiro Setor? Se você ainda não esta familiarizado com o termo, clique aqui e saiba tudo!
Muitas ONG´s, movimentos sociais e associações se valem da comunicação através das Relações Públicas, do jornalismo e também da publicidade. Aquela visão da publicidade como vilã da comunicação, como um artifício voltado estritamente para a venda e para a criação de desejos de consumo, é mais que ultrapassada. Hoje (e sempre), a publicidade pode ser usada para fazer o bem. Não só a publicidade, mas todas as formas da comunicação.
Integradas e equilibradas, estas formas de comunicação podem gerar resultados fantásticos para o Terceiro Setor. O que vemos repetidas vezes no cenário nacional, são entidades do Terceiro Setor que não se comunicam (esta é uma realidade observada em minha cidade), cada uma realiza seu trabalho, tem o apoio de algumas empresas e órgãos governamentais e segue um caminho único e próprio.

A ideia de uma Rede Solidária

Se a grande maioria das organizações do Terceiro Setor busca o bem estar social, econômico e /ou ambiental comum, por que não se unirem em uma rede integrada em busca de um bem ainda maior? É essa a ideia de uma Rede Solidária: união, comunicação e ação.
Já temos exemplos sólidos em nosso país, como a Rede Colaborativa de Sabará, que tem como foco a criação, o fortalecimento e a integração de ações voltadas a crianças e adolescentes nas áreas de alimentação, educação, saúde, trabalho infantil, violência, desestruturação familiar. Exemplos como estes devem ser objetos de admiração e inspiração.
O conceito de uma Rede Solidária possui por si só um caráter colaborativo participativo, onde as ações acontecem por meio de uma estrutura ampla e flexível às demandas sociais, econômicas e ambientais. O funcionamento de uma rede gera resultados mais efetivos que aqueles que poderiam ser alcançados pela somatória de esforços independentes, é onde a união faz a força e as atividades acontecem de forma integrada, sem que uma ação colida com outra.

Juntos Somos Mais!


No dia 11/11/11 a minha cidade, Nova Lima, lançará sua primeira Rede Solidária e a data não poderia ser mais instigante. Tantos “uns” juntos nos lembram de uma coisa: “1+1+1+1+1+1 Juntos Somos Mais!”.
Esse é nome e a marca que carrega a primeira Rede Solidária de Nova Lima, idealizada pelo escritório de projetos da ONG VERDENOVO Rio das Velhas (ONG onde trabalho). A rede tem como objetivo promover igualdade, solidariedade, união, respeito, ética e amor ao próximo através da consolidação da união permanente entre organizações do 3º Setor, órgãos governamentais, empresas, veículos de comunicação e a população nova-limense.
A consolidação deste projeto se dará através da integração dos seus membros por meio da comunicação, do apoio mútuo em projetos, ações e eventos que têm como finalidade promover valores éticos, morais e sociais, com vistas ao bem estar social. Sem dúvidas, um árduo trabalho vem pela frente, com muitos desafios e recompensas maravilhosas, com certeza.
“Um mais um é sempre mais que dois” :)
Links Externos: Rede Colaborativa de Sabará / ONG VERDENOVO Rio das Velhas
Fonte:
Coletivo Verde - Produtos Ecológicos


Você pode se interessar...

Related Posts with Thumbnails